CONVENTION ON LINE


Especial Natal Juiz de Fora

03.12.2010


Programação de Natal - Dezesseis corais se apresentam no Parque Halfeld entre 7 e 18 de dezembro

Depois da Cantata de Natal com o Coral dos Curumins e integrantes do Pró-Idoso - que marca a abertura oficial da programação natalina de Juiz de Fora, na sexta-feira, 3, no Parque Halfeld - outros 16 corais, coros e bandas locais e visitantes, se revezarão na árvore palco montada no local.

A Cantata de Natal, que já faz parte do calendário cultural da cidade, é uma promoção da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e, neste ano, conta com apoio cultural da Caixa Econômica Federal e da Cemig.

Confira a programação:

Dia 7 – Terça-feira:
Banda de Música do 2º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Regência: 2° Tenente Ronilson Garcia de Jesus / 25 integrantes.

Dia 8 – Quarta-feira:
Coral dos Curumins, com participação de integrantes do Pró-Idoso. Coordenação: Casa de Cultura Estação Palco / 164 integrantes.

Dia 9 – Quinta-feira:
Coral Angel’s. Regência: Nirlene Faria / 50 integrantes.
Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria. Regência: Subtenente Natan Fernandes Carvalho e subtenente Ivan Pedro da Silva / 45 integrantes.

Dia 10 – Sexta-feira:
Coral Cesama. Regência: Carlos Alberto Romanelli / 30 integrantes.
Coral do Núcleo da 3ª Idade/Amac de Benfica “Recanto da Alegria”. Regência: Catarina Silva / 15 integrantes.

Dia 11 – Sábado:
Expressão e Canto. Regência: Ricardo Gomes / 19 integrantes.
Coro Lírico (Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano). Regência: Patrícia Guimarães / 30 integrantes.

Dia 14 – Terça-feira:
Coral Pró-Música. Regência: Guilherme de Oliveira / 35 integrantes.
Coral Tuana Tua Nzambi (Igreja Adventista). Regência: Inocêncio Calombe / 8 integrantes.

Dia 15 – Quarta-feira:
Coral Municipal Juiz de Fora. Regência: Domício Procópio / 20 integrantes.
Coral OAB. Regência: Domício Procópio / 25 integrantes.
Vox Uomini. Regência: Domício Procópio / 7 integrantes.

Dia 16 – Quinta-feira:
Coral São Tarcísio (Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Regência: Paulo Luiz Moreira / 16 integrantes.

Dia 17 – Sexta-feira:
Coral Filadélfia (Igreja Missionária Filadélfia). Regência: Patrícia Cardoso e Tamires Ferreira / 50 integrantes.

Dia 18 – Sábado:
Meninas Cantoras de Lavras (Prefeitura Municipal de Lavras). Regência: José Maciel / 39 integrantes.

* Informações Assessoria de Comunicação da Funalfa.

Bazarte 2010

O Bazarte é uma feira de arte, artesanato e cultura, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora. No local, o público vai encontrar opções de presentes, acessórios e artigos de decoração com preços entre R$1 e R$100. Mais de 40 artesãos e artistas de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont, Santana do Deserto e Simão Pereira, além de pessoas de entidades e programas sociais da Prefeitura, participam do Bazarte 2010.

Neste ano, além de comprar, os visitantes poderão aprender técnicas de confecção de peças nas oficinas culturais, que têm entrada franca. Ao todo, serão realizadas dez oficinas, ministradas por professores de entidades que participam do evento. Cada turma terá 20 vagas e as inscrições estão abertas no CCBM (Avenida Getúlio Vargas 200, Centro).

O Bazarte 2010 fica aberto a visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h, até o dia 22 de dezembro.

Confira a programação:


Oficinas:

Dia 13 – Segunda-feira
14h – Oficina de Reciclagem – Programa Poupança Jovem – Levar caixas de leite
16h – Oficina de Biscuit – Arte e Saúde Linhares – Levar farinha de trigo

Dia 14 – Terça-feira
14h – Oficina de Tear – UBS Santa Luzia – Levar linha de lã
16h – Oficina de Pintura em Tecido – Arte e Saúde Linhares – Levar retalhos de tecido

Dia 15 – Quarta-feira
14h – Oficina de Embalagens – Tenda Minas Solidária – Levar revista usada, cola branca e tesoura
16h - Oficina de Fuxico – Arte e Saúde Linhares – Levar retalhos de tecido, linha e agulha

Dia 16 – Quinta-feira
14h - Oficina de Tricô com Dedos – UBS N. S. Aparecida – Levar linha de tricô
16h – Oficina de Cestaria em Jornal – Arte e Saúde Linhares – Levar jornal

Dia 20 – Segunda-feira
14h – Oficina de Quilin – Tenda Minas Solidária – Levar papel colorset e cola branca
16h – Oficina de Enfeites Natalinos com Feltro – Programa Poupança Jovem – Levar retalhos de feltro
 
Cine-Theatro Central tem decoração de Natal

A decoração da fachada do Cine-Theatro Central para o Natal 2010 vem sendo planejada há seis meses e conta com arabescos de estrelas-guia nas proporções de 2,50m de largura por 1,15m de altura colocados nos parapeitos; guirlandas de 2 metros coroando o alto das pilastras, além de uma série de figuras do Papai Noel, com 1,70m de altura, nas janelas frontais do edifício. Paredes e portais também recebem adornos. As cores predominantes para este ano são o verde e o vermelho.

* Informações Assessoria de Comunicação da UFJF

 Confira o horário especial do Comércio:
Dias 04,11 e 18 (sábados): Das 08h às 18h
Dias 13,14,15,16,17 e 24: Das 08h às 20h
Dias 20, 21, 22 e 23: Das 08h às 21h30
Dioas 12 e 19 (domingo): Das 12h às 18h
 

Exposição “Presépios” pode ser visitada até 7 de janeiro

 

Está em cartaz a tradicional exposição “Presépios” no Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora. Completando sua 22ª edição, a mostra reúne mais de 70 presépios, além de guirlandas, anjos e a clássica árvore de Natal. As visitas podem ser feitas até 7 de janeiro de 2011, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18.

 

Os presépios exibidos são feitos dos mais diversos tipos de material. Os mais utilizados são palha, gesso, argila e cerâmica. Mas há, também, obras em metal, chumbo, conchas e até massa de pão. Outras curiosidades ficam por conta do presépio feito de bolinhas de gude e os mini presépios de metal, acomodados em caixinhas de jóias, valorizando ainda mais as peças.

 

Outra peça de destaque é um presépio indígena feito de látex, representando José, Maria, o menino Jesus, um cacique e uma índia, que ficam separados por motivos de hierarquia indígena. Neste presépio, os reis magos também são índios e levam como presentes caça, pesca e frutas, ao invés de ouro, incenso e mirra.

 

Também merecem atenção as obras vindas de Peru, Equador e Bolívia. Deste último, vem o menor presépio feito à mão da exposição: a Sagrada Família feita de cerâmica pintada, dentro de uma caixa de fósforos. Todas as peças pertencem ao acervo do Museu de Cultura Popular.

 

Composição cênica

Os móveis e as janelas do casarão do Forum da Cultura auxiliam na composição do cenário. A árvore de Natal é iluminada e as janelas abrigam presépios feitos dentro de botijas de cerâmica. Ainda compõem a cena um mural com desenho da cidade de Jerusalém, além de uma pintura em formato tríptico, que ilustra o nascimento do menino Jesus.

 

Para o diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro, a crença adquirida por meio do nascimento do menino Jesus e seu triunfo como figura cristã é o que justifica fazer nos dias de hoje uma exposição de presépios. “É o resgate da memória e da religiosidade de um povo, que permanece frente a uma sociedade tecnológica e consumista.” conclui Ribeiro.

 

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, Centro

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura)

 

Coral e Orquestra Pró- Música realizam Concerto de Natal

 

Data: 18 de dezembro

Horário:12h

Local: Igreja da Glória

 

Mantendo a tradição de celebrar a principal data do calendário cristão, o Pró-Música faz da Igreja da Glória, mais uma vez, palco para o esperado Concerto de Natal. Este ano, as vozes dos coralistas se unem à performance vigorosa dos instrumentistas da instituição protagonizando uma apresentação única. A regência ficará sob a batuta do consagrado maestro Nelson Nilo Hack (à frente dos grupos) e do estreante Guilherme Augusto de Oliveira, regente do coral. O concerto acontece neste domingo, dia 19, às 20h, na Igreja da Glória.


O concerto de Natal, já esperado pelos juiz-foranos, conquistou destaque no calendário cultural da cidade e promete reunir mais de cem músicos do centro cultural. No repertório, estão canções natalinas da África, Nigéria e França, além da tradicional Noite Feliz, de F. Gruber, entoadas pelo Coral Pró-Música. Já as orquestras executarão obras de Mozart, Tchaikovsky e Strauss. A apresentação marca, ainda, o encerramento das atividades de 2010 do Pró-Música.


O Coral, o grupo mais antigo da instituição, já realizou mais de cem apresentações nas mais importantes salas de concerto do país. Já as orquestras são o resultado prático do projeto de formação de músicos desenvolvido pelo cultural. Seus integrantes demonstram, a cada nova apresentação, o excelente nível técnico alcançado a partir da orientação atenta e continuada do maestro Hack.


A maior parte dos integrantes dos grupos estáveis é beneficiada pelo Projeto Ação Social Através da Música. Desenvolvido pelo Pró-Música há 25 anos, o programa de bolsas de estudo com empréstimo de instrumentos beneficia 320 jovens da cidade e conta com patrocínio exclusivo do Instituto Votorantim.

 



Mais notícias

» Ver Todas

 
 

Facebook Twitter Copa do Mundo, Brasil 2014 Olimpíadas Rio 2016

Logo: Juiz de Fora e Região // Convention & Visitors Bureau Campanha Turismo Sustentável e Infância contra a Exploração sexual infantil Logo OMT - campanha de combate a exploração sexual infantil Convention & Visitors Bureau

©2007 - Juiz de Fora e Região // Convention & Visitors Bureau
Avenida Barão do Rio Branco, 3925 - sala 12 - Shopping Bom Pastor - Alto dos Passos
Juiz de Fora / MG. CEP: 36021-630.
Tel.:(32)3217-8766

Ato Interativo agência web

COLÔNIA DE FÉRIAS GREEN HILL

Data: 13/01 a 31/01
Horário: 13h as 18h
Local: Green Hill

COLÔNIA DE FÉRIAS GREEN HILL

Data: 13/01 a 31/01
Horário: 13h as 18h
Local: Green Hill

MOSTRA TRANSPORTES

Data: 14/01 (terça) a 31/01 (sexta)
Horário: De segunda a sexta de 14h às 18h.
Local: Fórum da Cultura (Rua Santo Antônio, 1112, Centro. Juiz de Fora/MG )

PALAVRAS DE ESPERANÇA

Data: 16/01 (quinta) a 31/01 (sexta)
Horário: De segunda a sexta, das 14 às 18 horas
Local: Fórum da Cultura (Rua Santo Antônio, 1112, Centro. Juiz de Fora/MG )

ESCOTISMO NO MUSEU

Data: 02 de Fevereiro
Horário: 10h às 18h
Local: Parque do Museu Mariano Procópio (Rua Mariano Procópio, 1100)

CURSO DE MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Data: 05/02 (quarta) - 12/02 (quarta) -19/02 (quarta) - 26/02 (quarta)
Horário: 8h
Local: Fiemg Regional Zona da Mata (Av. Garcia Rodrigues Paes, nº 12.395 Bairro Industrial - Juiz de Fora - MG CEP: 36081-500 )

GUEST FASHION DE VERÃO

Data: 07/02 (sexta) a 09/02 (domingo)
Horário: Sexta e sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 19h.
Local: Victory Business Hotel (Avenida Independência, 1850)

CURSO DE COMUNICAÇÃO EM PÚBLICO

Data: 07/02 (sexta) - 14/02 (sexta) - 21/07 (segunda) - 28/07 (segunda)
Horário: 8h
Local: Fiemg Regional Zona da Mata (Av. Garcia Rodrigues Paes, nº 12.395 Bairro Industrial - Juiz de Fora - MG CEP: 36081-500 )

CONGRESSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR DA ZONA DA MATA

Data: 20/02 (quinta) a 22/02 (sábado)
Horário: Diversos
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia JF